LIVRO PREPARADO PARA SURFAR: Guia de preparo físico para quem quer surfar mais e melhor PDF Ricardo Vilalva

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Resumo

Qualquer surfista, seja ele amador ou profissional, precisa treinar para melhorar seu condicionamento físico e, com isso, aprimorar seu desempenho e aproveitar ainda mais os benefícios do esporte. O treinamento físico específico para a prática do surfe serve para elevar as capacidades físicas dos surfistas: força, coordenação motora, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, potencial aeróbio e anaeróbio. A elevação dessas capacidades proporciona maior tempo de permanência na água, remada mais eficiente e técnica mais apurada, assim como um índice de lesões reduzido.Geralmente os programas de condicionamento físico encontrados nas academias não são direcionados corretamente para surfistas. Aprendi, durante os mais de 18 anos que venho trabalhando com o surfe, que levantar 200 quilos no leg press ou 100 quilos no supino não ajudará muito quando o mar estiver grande e com uma forte correnteza. O treinamento deve ser específico.A maioria das pessoas tem o costume de treinar dois grupos musculares por dia, pois foi como aprenderam nas academias; porém, essa forma não é a mais indicada para melhorar a performance no surfe. O surfe, por ser uma atividade assimétrica, faz com que os surfistas desenvolvam algumas instabilidades musculares, que devem ser contempladas na hora de indicar o treinamento.Utilizando o conhecimento adquirido ao treinar surfistas amadores e profissionais, estudando e fazendo avaliações periódicas com meus alunos, pude analisar a biomecânica e a bioenergética dos surfistas. Baseado nos resultados obtidos, apliquei todo o meu conhecimento empírico e científico para criar um programa de treinamento simples, eficaz e funcional.Neste livro, o leitor encontrará uma maneira fácil e prática de treinar seu corpo e melhorar seu condicionamento, independentemente de gênero, idade ou nível de aptidão física. A maioria dos exercícios pode ser feita em casa ou na praia. Uma das minhas preocupações foi com a constante mobilidade do surfista. Sempre viajando à procura das melhores ondas ou para participar de competições, ele precisa de um programa de treinamento que possa ser executado em qualquer lugar, com o mínimo de equipamentos. Basicamente, uma bola de ginástica inflável e um elástico são suficientes.Procure montar o programa de condicionamento de acordo com suas necessidades. Neste livro podem ser encontradas informações importantes, que permitem ao leitor elaborar sua própria rotina de treinos sem precisar ir à academia.Ao iniciar seu programa de treino, você deverá observar alguns procedimentos simples para garantir seu bem-estar:•Antes de qualquer programa de condicionamento físico é recomendada uma avaliação médica que ateste sua capacidade de executar exercícios sem riscos à sua saúde.•Durante os exercícios é importante se concentrar na musculatura envolvida. A execução deve ser feita bem devagar. Procure também prestar atenção na respiração, ritmando-a de acordo com as exigências do treino.•Para que o resultado desejado seja obtido, é fundamental que os exercícios e os alongamentos sejam executados da forma demonstrada nas fotos.•Ao sentir desconforto ou dor, pare imediatamente. Não corra o risco de causar ou agravar uma lesão.•Divirta-se.

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